Visualizações

segunda-feira, 28 de março de 2011

Arte Grega

Introdução

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia. 


A arte grega ainda tem influência sobre os padrões estéticos do mundo contemporâneo.

ARQUITETURA

As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.



A Ordem Dórica - é a Ordem arquitetônica grega mais antiga. Simples e maciça, transmite sensação de solidez e imponência.
Observe a anatomia da Ordem Dórica na Imagem abaixo:

ordem dórica
ordem dór




  • a base da coluna “brota” diretamente do chão, sem nenhum tipo de adorno;








  • a parte mais longa da coluna, denominada fuste, é constituído por estrias verticais, denominadas caneluras. O fuste é grosso e constituído de um único bloco de pedra;







  •  capitel, a ponta de cima da coluna, que sustenta a cobertura da construção, é o capitel: simples, sem adornos, terminando numa espécie de almofada de pedra. 






  •  

     O templo que é considerado o melhor exemplo existente de um templo dórico é o Parthenon.
      
    O Parthenon, que foi o templo dedicado à deusa Atena, erguido entre 447 a. C. e 438 a. C., no governo de Péricles, é umas das mais conhecidas e admiradas construções do período.


    A Ordem Jônica - Representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.


    Coluna do Templo do Erectéion, Atenas
    O templo de Atena Niké ou Niké Áptera , construído entre 432 e 420 a.C.

    A Ordem Coríntia -A ordem coríntia nasceu através do "enriquecimento decorativo" da ordem jónica. Tem como características: a existência de uma base mais trabalhada do que as anteriores; de um fuste mais delgado do que o existente na ordem jónica; de um capitel representado na forma de sino invertido, constituído por duas filas de folhas de acanto que se encontram ainda muito estilizadas, com as pontas recurvadas para fora, encimadas por quatro pequenas volutas nos cantos; finalmente, a existência de um entablamento e de um frontão, os quais eram carregados de relíquias decorativas e precisão nos detalhes, de modo a simbolizar a ambição, a riqueza e o poder.
    Os monumentos que adoptaram esta ordem foram: o Monumento Corégico de Lisícrates e o Templo de Zeus.
    Capitel coríntio no Templo de Zeus
    Os principais monumentos da arquitetura grega:


     a) Templos, dos quais o mais importante é o Partenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides homenageavam as mulheres de Cária.

    Tribuna das cariátides no Erecteion
    
    Detalhe das cariátides


     b) Teatros, que eram construídos em lugares abertos (encosta) e que compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.


    Perspectiva do teatro de Epidauro, visto pelo centro e de cima. Data:Séc. -III / -II



    c) Ginásios, edifícios destinados à cultura física.


    d) Praça - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles; filosofia.

    reínas da Ágora de Atenas
    Ágora de Atenas: praça destinada ao exercício da democracia
    Definição





    A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc).
    PINTURA

    A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados: 

    - Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;
    
    Ânfora em figura-negra atribuída ao Pintor de Diosphos
    Cerca de 500-490 a.C.
    Descoberta em Nola (Itália)
    Produzida em Atenas
    A. 18.4 cm
    Diâm. 10.3 cm
    Antiga colecção Durand, adquirida em 1825
    
    - Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar; 



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário