Visualizações

sexta-feira, 18 de março de 2011

NEOLÍTICO

O que foi o neolítico, sedentarismo, desenvolvimento da agricultura, domesticação de animais, formação das
 primeiras comunidades, divisão do trabalho, economia de trocas, idade da Pedra Polida

neolítico
Pote de cerâmica do período Neolítico

Introdução 
Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida foi a fase da pré-história que ocorreu entre 12 mil e 4 mil AC. O início deste período é marcado com o fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia).




Entre as principais características do Neolítico, podemos citar:


- Desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes.

Cromeleque de Almendres

- A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) também colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.

- Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa). Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades). Estas primeiras comunidades desenvolviam-se às margens de rios e lagos. Além de suprir as necessidades básicas, a água assumia uma nova função na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio.
- Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.

- Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.

- Com o aumento da produção ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.

- Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade.


- Ocorreu também, no Neolítico, um significativo desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais.

ARQUITETURA NO NEOLÍTICO

Nesse período o homem começa a abandonar as cavernas e dá inicio a construção de suas próprias moradias.
Dessas edificações são conhecidas os nuragues, edificações em pedra, sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado.


São também desse período as construções denominadas dolmens.


Podemos destacar o Santuário de Stonehenge o qual fica localizado no sul da Inglaterra.



Fonte: Suapesquisa.com
PROENÇA, Graça - História da Arte. EdÁtica, 16ª edição - São Paulo, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário